BLOG da Biblioteca escolar do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALTO DOS MOINHOS - Terrugem

02 outubro, 2013

«««««CONCURSO»»»»»

Olá malta!

Preparado para uma atividade da BIBLIOTECAVENTURA?

Sabemos que para uma grande parte dos alunos e até de adultos, a escrita, ou melhor, a capacidade criativa na escrita nem sempre consegue dar asas à imaginação.
Por este motivo decidimos lançar um desafio para aqueles que, apesar de gostarem de histórias, perdem o fôlego a meio do caminho. Assim, o concurso do mês será de «histórias curtas», o parente das curtas-metragens no domínio das letras.

A história curta pode ter várias denominações:
micro conto, história sms, short story, mini romance, leitura flash, narrativa pigmeu...etc. E se te apetecer tenta tu inventar outras nomes engraçados.
O objetivo de uma história curta é: num curto espaço de linhas, concentrar o maior número de ingredientes da escrita (personagens, tempo e espaço, tema, mensagem...).
A mensagem ou o conteúdo principal, deve ser a molécula responsável pela reação / explosão no leitor. Por isso, antes de começares a escrever é na mensagem que deves concentrar todas as tuas energias. Depois, com uma boa dose de criatividade deverás com algumas pinceladas de cor, construir o cenário. Normalmente uma história curta vem acompanhada de uma imagem com alguma força. Caso optes por usar palavras, sê conciso e direto. Como vês, está feito o cenário.
A escolha da personagemque é o centro da ação também é muito importante. Ela vai ser o veículo para lançar a mensagem, por isso, deves escolher personagens que te digam algo ou com que te identifiques...
Relativamente à temática pode ser variada. O humor, assuntos do quotidiano, temas genéricos são temas geralmente usados. Os sentimentos e as emoções implícitos devem ser o "murro no estômago" no leitor.  E claro que para quem a escreve, também lhe deve fazer cócegas na cabeça pois o objetivo da escrita não é só divertir o leitor mas também o criador. O desassossego é o maestro que conduz as palavras no ritmo certo, na intensidade necessária e com a força suficiente.

Regulamento:
- cria 2 ou 3 histórias curtas (poderás recorrer a imagens que sejam o teu cenário).
- cada história não deverá ultrapassar as 7 linhas (folha A4) passadas a computador.
- tipo de letra Arial, tamanho 12.
- poderás dar um título se te apetecer (não é obrigatório), pois por vezes o título rouba o efeito surpresa.
- o trabalho deverá vir identificado mas não com o teu nome próprio. INVENTA um nome fictício, um heterónimo, o mais estranho / divertido que conseguires, com o n.º de aluno e turma, para que te possamos identificar.
- coloca a história num envelope e deposita-o na caixa do correio vermelha que estará na biblioteca a partir do dia 4 de Outubro.
- o concurso terá a duração de 1 mês.
- os 5 vencedores verão publicadas as suas histórias neste BLOG e na Biblioteca.
- assim como o nome dos autores, os prémios também serão SURPRESA.

Deixamos aqui este links de páginas no Facebook onde poderás ficar com uma ideia do que são histórias curtas.

https://www.facebook.com/pages/Hist%C3%B3rias-SMS/164996910211358?ref=ts&fref=ts

https://www.facebook.com/drfunkensteinshortstories

https://www.facebook.com/microcontos



Ficamos à espera. AVENTURA-TE!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário