BLOG da Biblioteca escolar do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALTO DOS MOINHOS - Terrugem

15 setembro, 2011

Olá a todos. Voltámos!

Caros colegas, alunos e restante comunidade

A equipa da Bibliotecaventura deseja a todos um auspicioso e épico ano letivo (no bom sentido) a transbordar de livros e de atividades interessantes e divertidas. Como somos ambiciosos e atentos, pretendemos desenvolver ações e projetos apelativos ao interesse de todos os alunos de modo a satisfazer o grande propósito desta Biblioteca escolar: estimular a aventura pelo mundo dos livros e das palavras.
Para já queremos iniciar o ano letivo com um desafio (a alunos e inclusive professores): venham conhecer (com olhos de ver) a biblioteca do vosso Agrupamento, pois contém bastantes títulos de interesse, quer literário, pedagógico, técnico e de quase todas as áreas do conhecimento. Não menosprezem este espaço pois algures numa prateleira estará seguramente aquilo que procuram... basta explorar ou pedir ajuda aos responsáveis.

Bom ano letivo e bom regresso às leituras!

Aqui fica uma opinião muito pessoal e um pouco dramática de um dos grandes da literatura acerca dos LIVROS. Que sirva de reflexão.

«É bom quando a nossa consciência sofre grandes ferimentos, pois isso torna-a mais sensível a cada estímulo. Penso que devemos ler apenas livros que nos ferem, que nos afligem. Se o livro que estamos a ler não nos desperta como um soco no crânio, para quê perder tempo a lê-lo? Para que ele nos torne felizes, como você diz? Oh Deus, nós seríamos felizes do mesmo modo se esses livros não existissem. Livros que nos fazem felizes poderíamos escrevê-los nós mesmos num piscar de olhos. Precisamos de livros que nos atinjam como a mais dolorosa desventura, que nos assolem profundamente – como a morte de alguém que amávamos mais do que a nós mesmos –, que nos façam sentir que fomos banidos para o ermo, para longe de qualquer presença humana – como um suicídio. Um livro deve ser um machado para o mar congelado que há dentro de nós.»
Franz Kafka