BLOG da Biblioteca escolar do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALTO DOS MOINHOS - Terrugem

22 outubro, 2011

A menina que detestava livros.(...) E vocês?!

O livro que aqui passa  irá saltar das palavras para a ação. Refiro-me a uma encenação teatral  levada a cabo pela companhia de teatro Umbigo, que trará esta obra a cena no próximo dia 1 de junho de 2012 (Dia mundial da criança) às escolas de Santa Susana e Godigana.
"A menina que detestava livros" trata-se de uma divertida proposta de leitura, indicada nomeadamente a alunos do 1º ciclo, no sentido de lhes despertar o interesse pela leitura.
Também no próximo dia 27 de Outubro - Dia internacional das bibliotecas escolares, iremos levar a cabo na escola EB1 da Terrugem uma atividade em torno desta obra da literatura infantil.
Em baixo, disponibilizamos 2 versões animadas acerca do livro. A primeira será sobre a obra original com leitura encenada (e sotaque do norte...) e a segunda uma animação brasileira inspirada no livro. Vejam e divirtam-se!!

«A menina que detestava livros, obra de estreia da indiana Manjusha Pawagi, é uma narrativa cujo tema anda à volta do gosto (ou da falta dele) pelos livros e pela leitura.
Mina, a protagonista, detesta livros exactamente porque vive rodeada deles. Contudo, quando as personagens das histórias infantis acidentalmente saem dos livros a que pertencem, a menina vai ter que as ajudar, descobrindo a sua origem. Narrativa metafórica sobre a descoberta do prazer da leitura, o livro conta ainda com ilustrações que dão conta a forma como as personagens lidam a presença dos livros nas suas vidas, representando os momentos cruciais da intriga de final feliz.» 
Ana Margarida Ramos in Casa da leitura


Título: A menina que detestava livros
Autor(es) Manjusha Pawagi, Leanne Franson (Ilustrador)
Tipo de documento Livro
Editora Terramar
Local Lisboa
Data de edição 2005
Área Temática Livros e Leituras, Animais, Casa, Família
Tradução Catarina Ferrer


VERSÃO original - leitura com interpretação de narradores / personagens ( e sotaque do norte ... eh  eh). Muito divertido e com sonoplastia.


«A menina que odiava livros» - versão brasileira animada

2 comentários:

  1. Em nome da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, ME, gostaria de convidar o autor deste blogue a conhecer o catálogo de blogues educativos do Portal das Escolas e a fazer o registo deste trabalho no catálogo. O BloguesEDU está em https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/04_catalogo_blogs/284
    O registo deve ser realizado por um professor registado no Portal, depois de ler a documentação constante em "Apoio técnico".
    Cumprimentos e parabéns pelo trabalho!
    Pela equipa BloguesEDU,

    Teresa Pombo (bloguesedu@dgidc.min-edu.pt)

    ResponderEliminar
  2. Em nome da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, ME, gostaria de convidar o autor deste blogue a conhecer o catálogo de blogues educativos do Portal das Escolas e a fazer o registo deste trabalho no catálogo. O BloguesEDU está em https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/04_catalogo_blogs/284
    O registo deve ser realizado por um professor registado no Portal, depois de ler a documentação constante em "Apoio técnico".
    Cumprimentos e parabéns pelo trabalho!
    Pela equipa BloguesEDU,

    Teresa Pombo (bloguesedu@dgidc.min-edu.pt)

    ResponderEliminar